A Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua Estrangeira (CLIL)

A eficácia desta abordagem está em oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver competências linguísticas, cognitivas e socioculturais dentro de um contexto significativo e rico em conteúdo, o que resultará em um sólido aprendizado para o seu sucesso profissional e acadêmico.

 

O ensino da língua inglesa e os conteúdos das disciplinas estão conectados por meio de projetos interdisciplinares, os quais estão ancorados por quatro vertentes: a comunicação, o conteúdo, a cognição e a cultura.

 

O que é cultura no contexto CLIL?

 

A cultura aqui não se refere somente aos aspectos artísticos e comportamentais, mas também no que diz respeito às ações cotidianas de lidar com os problemas ambientais e sociais.  “C” de cultura em CLIL está articulado com a cidadania. Trata-se de uma visão crítica em que o aluno percebe que as ações locais desempenhadas no seu entorno podem impactar o global.

 

Ser cidadão bilíngue é estar inserido no contexto sócio-histórico a nível local e global com a responsabilidade de cuidar de seu ambiente e com autonomia linguística para conhecer contextos culturais diversificados.