O programa bilíngue do Colégio Pio XII

Aqui, no Colégio Pio XII, acreditamos que o ensino da segunda língua, no caso, o inglês, proporciona ao aluno a oportunidade de expor suas ideias em contextos acadêmicos e sociais.

 

Nossa proposta é de escola brasileira para alunos brasileiros que serão alfabetizados em português, mas poderão ter um inglês competente para se comunicar com o mundo em qualquer assunto.

 

A evolução gradativa da proposta bilíngue que se inicia na Educação Infantil levará o Colégio Pio XII a um patamar no qual a maioria das atividades será desenvolvida em ambos os idiomas, em que algumas disciplinas serão oferecidas exclusivamente em língua inglesa após o aluno chegar a um nível de proficiência adequado.

 

Na Educação Infantil

O objetivo é o de desenvolver a capacidade comunicativa do aluno explorando os sons fonéticos da língua inglesa de maneira divertida e lúdica com ênfase nas habilidades de ouvir e falar. A intenção é a de sensibilizar o aprendiz de que existem sons diferentes ao se comunicar em contextos semelhantes ao da língua materna.

 

No Ensino Fundamental I

Nesta etapa, o aluno deve se expressar oralmente, na leitura e escrita em diferentes situações comunicativas. É necessário empregar a variedade linguística adequada, tais como a pronúncia, o ritmo e a entonação com base na compreensão das funções sociocomunicativas dos mais variados gêneros textuais (impresso e virtual). O trabalho aqui é intensificado por meio de projetos interdisciplinares dentro da abordagem CLIL e também no treinamento para a certificação internacional de Cambridge.

 

No Ensino Fundamental II

Todo o trabalho executado nos anos anteriores é reforçado por meio de projetos interdisciplinares, explorando, também, o desenvolvimento da autonomia do aluno.

 

O foco está na compreensão dos aspectos culturais ao redor do mundo fazendo uso da língua como instrumento de comunicação. É necessário que o aluno compreenda os aspectos estruturais da língua, desenvolva sua compreensão leitora, de escrita e, principalmente, sua oralidade. O objetivo é desenvolver a capacidade crítica e criadora do aluno para lidar com contextos culturais diversificados. Ressalta-se o contínuo treinamento da certificação internacional de Cambridge.

 

No Ensino Médio

É nesta fase que ocorre a consolidação dos conhecimentos anteriores por meio das práticas de uso da língua inglesa. Os aspectos culturais são reforçados por meio de aulas contextualizadas e interdisciplinares.  Ressalta-se, nessa etapa, a importância do alto nível de proficiência e também o conhecimento de mundo, tanto a nível local quanto global. Mais uma etapa em que o aluno conquista sua certificação internacional.