Educação Bilíngue: O que é e quais são os desafios

São vários os contextos e formatos que caracterizam a Educação Bilíngue. A retórica está pautada no ensino de algumas disciplinas curriculares em inglês e no aumento extensivo da carga horária.

 

 

 

De acordo com a Cambridge, na Educação Bilíngue, o aluno aprende o conteúdo de disciplinas curriculares, por exemplo, matemática e geografia em inglês ou os conteúdos são aprendidos na primeira língua e também em inglês.

 

 

 

Referência: https://www.cambridgeinternational.org/programmes-and-qualifications/bilingual-education/.

 

 

 

Mas como os alunos serão capazes de desenvolver habilidades e conhecimentos acadêmicos dos conteúdos curriculares em uma segunda língua (o inglês) se ainda não desenvolveram as habilidades linguísticas necessárias para compreender a segunda língua?

 

 

 

Os desafios da educação bilíngue

 

 

 

Cada contexto requer uma gestão cuidadosa e sistemática que contemple o devido suporte ao aluno de acordo com sua faixa etária e nível de proficiência da segunda língua.

 

 

 

Primeiramente, é necessário realizar uma avaliação diagnóstica para checar se os alunos possuem um nível suficiente de proficiência na segunda língua para acompanharem as aulas em inglês referente aos conteúdos das disciplinas curriculares.

 

 

 

Uma proposta ampla e efetiva de ensino bilíngue se inicia na Educação Infantil e, desde a sua entrada na escola, a criança passa a ter contato com uma língua estrangeira integrada às demais áreas do conhecimento.

 

 

 

Gradativamente, ao avançar para o Ensino Fundamental e Médio, esse aluno, com um nível mais alto de proficiência, já pode ser exposto a disciplinas ministradas totalmente em inglês.